Saquarema - RJ

Saquarema - 1630

O Círio de Nazaré de Saquarema é o mais antigo do país. Com início datado de 1630, quando foi encontrada por pescadores a imagem da Santa, jogada pela ondas, nas pedras do morro onde se construiu a igreja.

Em Saquarema, uma pequena cidade litorânea no Rio de Janeiro, a Festa de Nazaré sempre foi a maior da Região dos Lagos, atraindo milhares de romeiros de vários municípios do litoral e do interior do Estado, além de turistas de outros estados.

O Reconhecimento do Círio de Saquarema como o mais antigo do Brasil deu-se com a visita da imagem peregrina de Belém em 23 de setembro de 2009.

Saquarema - História

No dia 8 de setembro de 1630, após uma forte tempestade, um pescador de Saquarema saiu para ver as redes que havia deixado ao mar. Como todos os dias, o pescador passou com seu barco próximo a bela colina, hoje um dos grandes cartões postais do estado do Rio de Janeiro, e reparou numa forte luz que saia dentre as pedras.

Curioso com aquele estranho brilho, o homem dirigiu-se até o penedo para ver de onde vinha a luz. Foi então que ele lá encontrou uma imagem de Nossa Senhora, que era a fonte de onde a luz emanava.
Contente, o pescador levou a imagem para sua casa, onde mais tarde reuniu todos da vila, portugueses e índios, para rezarem diante de sua nova protetora. Comprovando que aquela não era apenas “uma história de pescador”, no dia seguinte a imagem reapareceu sozinha junto às rochas da colina, no mesmo local onde havia sido encontrada.
Este prodígio repetiu-se por quatro vezes, certamente para tirar todas as dúvidas de que estavam realmente diante de um milagre.

Os Saquaremenses então construíram no morro uma pequena capela para sua Virgem, que passou a ser chamada de Nossa Senhora de Nazareth. No entanto, a fama de milagres que começaram a ocorrer, fez com que devotos viessem de cada vez mais longe.

Assim, Saquarema teve a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora de Nazaré no Brasil, e o primeiro Círio a ela dedicada.

A Igreja de Nossa Senhora de Nazareth foi originalmente construída em 1662, passou por reformas em 1820 e é uma das construções mais antigas da região de Saquarema, na região litorânea do Rio de Janeiro.