Belém - PA

Belém - 1793

O MAIOR CÍRIO DE NAZARÉ DO BRASIL

No Brasil o Círio de Nazaré que ocorre em Belém/PA é uma das maiores festas religiosas do Brasil. A celebração é uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no mês de outubro com a realização do Círio e de outras doze procissões, como a Trasladação, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, o Círio das Crianças e o Recírio, dentre outras.
São milhões de pessoas nas ruas de Belém durante toda a quinzena festiva, que também conta com uma extensa programação de eventos: missas, vigílias de oração, o Arraial de Nazaré, o Círio Musical e a descida da Imagem do Achado, do Glória para o Altar da Basílica Santuário, onde fica durante os quinze dias de festa para visitação. A procissão é a maior do mundo e acontece na manhã do segundo domingo de outubro.

O Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A história do Círio em Belém/PA começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergueu a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

A devoção à Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses. Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo sempre um número maior de fiéis.

Veja mais:

https://www.ciriodenazare.com.br

https://www.basilicadenazare.com.br

Museu do Círio

O Museu do Círio foi criado pelo Governo do Estado do Pará em 09 de outubro de 1986, idealizado pelo jornalista e escritor Carlos Roque. Teve como primeira sede o subsolo da Basílica de Nazaré. Foi transferido e reinaugurado em dezembro de 2002, passando a realizar suas atividades no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha.

Possuindo um rico acervo museológico e arquivístico, o Museu do Círio retrata e produz conhecimento acerca da história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O acervo contempla sua realidade histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças, divididas em 11 coleções, que vão desde arte sacra do século XIX até a arte popular em objetos de miriti, destacando-se o numeroso acervo escultórico de ex-votos, entre outros itens que testemunham o Círio das origens até a contemporaneidade.

Veja mais:

https://museus.pa.gov.br/museus/1/museu-do-crio